Eclipse total da lua ocorre nesta madrugada
Na madrugada desta quinta-feira (13) para sexta-feira (14), os brasileiros terão a chance de acompanhar um fenômeno astronômico fascinante: um eclipse total da Lua. Conhecido como ‘Lua de Sangue’, esse evento ocorre quando a Terra se posiciona entre o Sol e a Lua, fazendo com que a sombra terrestre cubra completamente o satélite natural, dando […]

Na madrugada desta quinta-feira (13) para sexta-feira (14), os brasileiros terão a chance de acompanhar um fenômeno astronômico fascinante: um eclipse total da Lua. Conhecido como ‘Lua de Sangue’, esse evento ocorre quando a Terra se posiciona entre o Sol e a Lua, fazendo com que a sombra terrestre cubra completamente o satélite natural, dando a eles uma tonalidade avermelhada. O espetáculo será visível em todo o país.
O fenômeno começa às 00h57 (horário de Brasília), com a fase penumbral, que passa quase despercebida a olho nu. O verdadeiro show inicia às 2h09, quando a Lua começa a ser encoberta pela umbra, tornando-se visível de maneira mais intensa. O ápice do eclipse acontece às 3h58, quando a Lua estará completamente coberta, e o evento se encerra às 4h31. Para aproveitar melhor a experiência, é recomendado buscar locais com visão desimpedida para o horizonte oeste.
Diferentemente dos eclipses solares, a observação do eclipse lunar não exige equipamentos especiais ou proteção para os olhos. Basta encontrar um local com pouca poluição luminosa e céu aberto para desfrutar do espetáculo.
Aqueles que estiverem em áreas com pouca visibilidade podem acompanhar a transmissão ao vivo do Observatório Nacional, a partir das 00h30.
A Lua de Sangue é um fenômeno raro e sempre desperta curiosidade e admiração. Além de sua beleza visual, esse evento tem significado histórico e cultural em diversas civilizações, que o interpretavam como um presságio ou um sinal dos deuses.
Por Lara Duarte